sexta-feira, 3 de abril de 2009

Aleitamento materno: prova de amor e garantia de saúde

ALEITAMENTO MATERNO


Vocês sabiam que, se todos os bebês fossem exclusivamente amamentados durante os seis primeiros meses de vida e continuassem a mamar até os dois anos de idade, quase um milhão e 300 mil crianças poderiam ser salvas todos os anos e outros milhares de meninos e meninas cresceriam muito mais saudáveis em todo o mundo?

Essa estimativa do UNICEF mostra o quanto o aleitamento materno é importante para a saúde das crianças. No colo quentinho da mãe, a criança recebe carinho e o melhor alimento para sua saúde e desenvolvimento.

Amamentar é um gesto de amor muito bonito, e o leite materno é o único alimento de que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Por isso, todas as pessoas devem contribuir para criar um ambiente favorável à amamentação.

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o poder público, as instituições e os empregadores devem oferecer condições adequadas ao aleitamento materno para todas as mulheres. Isso quer dizer, por exemplo, que os profissionais de saúde devem ajudar a mulher se ela tiver alguma dificuldade para amamentar. Significa também que, se a mulher trabalha fora, deve ter garantido o direito de amamentar seu bebê, mesmo durante as horas em que está no emprego.


O leite materno é livre de impurezas, fresco, disponível na temperatura ideal e facilmente digerido pela criança.

Nas primeiras 72 horas após o parto as mamas produzem um leite que é chamado de colostro, é amarelado e grosso, sai em pequenas quantidades. É o que a criança necessita nos primeiros dias de vida, pois contém nutrientes necessários para ela nesta fase. O colostro também é considerado a primeira vacina do bebê, pois contém anticorpos maternos que vão ajudá-lo a não contrair infecções como sarampo, entre outras, que nesta fase seriam fatais para ele. Também é rico em substâncias que favorecem o crescimento, estimulam o desenvolvimento do intestino do bebê, preparando-o para digerir e absorver o leite maduro, e impedem a absorção de proteínas não digeridas. O colostro é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio (primeiras fezes do recém-nascido).

Em uma ou duas semanas, o leite aumenta em quantidade e muda sua aparência e composição. Este é o leite maduro que contém todos os nutrientes necessários para a criança crescer. Ele parece mais ralo que o leite de vaca, o que pode levar a pensar que o leite é fraco. Mas esta aparência aguada é normal, por que ele fornece água suficiente para a criança.

A composição do leite maduro muda durante a mamada. No começo, parece acizentado e aguado, sendo rico em proteína, vitaminas, minerais e água. No fim, parece mais branco do que no começo e contém mais gordura, que vai fornecer energia. A criança necessita tanto do leite do começo quanto do final para poder crescer e desenvolver-se bem. É importante deixar que o bebê pare de mamar espontaneamente, pois se interrompermos a amamentação, podemos fazer com que a criança não receba quantidade suficiente do leite energético.

O aleitamento materno deve ser exclusivo, em livre demanda, até os seis meses de vida, pois o leite fornece tudo que a criança precisa neste período. Não é necessário dar água, suco, chá, etc.

Amamentação exclusiva no seio significa que não é necessário dar qualquer tipo de alimento para a criança além do leite materno.

Em livre demanda significa dar o peito ao bebê sempre que ele quiser, sem impor horário às mamadas. Isto deve ocorrer pelo menos nos três primeiros meses, pois ele não tem noção de horário. Entre dois e três meses de vida ele começará a estabelecer os seus propríos horários. Após os seis meses pode começar a dar água, suco, chá, etc...,e a papinha, de forma gradual. E pode amamentar até mais ou menos dois anos de idade.

Por que amamentar ?

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento da criança devido a suas propriedades :

  • NUTRICIONAIS
  • Fornece todos os nutrientes que a criança precisa como :

    - proteínas e gorduras, lactose, vitaminas, ferro, água, sais, cálcio, e fosfato, em quantidade suficiente para suprir todas as necessidades do bebê.

  • IMUNOLÓGICAS
  • É a primeira vacina do bebê, pois fornece anticorpos, protegendo contra muitas doenças. A criança que está sendo amamentada têm menos diarréia, infecção respiratória e de ouvido. E se a criança estiver sendo amamentada durante uma infecção, ela deve ter uma recuperação mais rápida. O leite materno continua ajudando a evitar doenças e facilita a recuperação durante o 2o e 3o ano de vida. Protege também o bebê contra problemas alérgicos.

  • PSICOLÓGICOS
  • Fortalece o laços afetivos entre a mãe e o filho, que vêm sendo formados durante a gestação, fazendo com que o bebê se sinta mais seguro e amado, crescendo mais tranqüilo.

  • OUTRAS VANTAGENS
    1. É econômico e prático, por que já vem pronto, na temperatura ideal, é de graça e não estraga.
    2. É um método natural de anticoncepção (evitar filhos). A mulher deve estar amamentando a livre demanda e só é eficaz quando ela ainda não menstruou e encontra-se dentro dos primeiros seis meses após o parto.
    3. Ajuda a mãe a voltar ao peso anterior.
    4. Diminui o tempo de sangramento após o parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal.
    5. Pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama.
    6. Facilita a eliminação de mecônio (primeiras fezes da criança) e protege contra constipação (intestino "preso").

PREPARAÇÃO DA MAMA PARA AMAMENTAÇÃO

  • Durante as consultas de pré-natal, lembre seu o médico ou enfermeira de examinar as suas mamas
  • Usar sutiã de alças firmes e largas, de preferência de algodão, que promova boa sustentação, que deve ser usado permanentemente (inclusive a noite).
  • Tomar banho de sol pela manhã (até às 10h) ou à tarde (após às 16h) por um período de 5 a 10 minutos diários sempre que possível . E deve continuar durante a amamentação, principalmente nos primeiros dias após o parto, para evitar rachaduras e feridas no bico do seio.
  • Fazer massagem no bico do seio, principalmente se tiver o bico invertido. A massagem é a seguinte: segure o seio com a palma das mãos, uma mão de cada lado, puxe as mãos para frente fazendo uma leve pressão, como se fosse uma ordenha. Repita esta operação, pelo menos, 5 vezes. Depois, faça o mesmo segurando com uma mão em cima e outra em baixo do seio. Faça o mesmo no outro seio.
  • Outro exercício para fortalecer o bico é o seguinte: com os dois polegares sobre a aréola, puxe levemente para os lados e para cima e para baixo. Depois puxe o bico levemente, fazendo movimentos giratórios (como se estivesse girando um botão).

  • Caso o bico do seu seio seja plano, use sutiã de alças largas com oríficio central e faça os exercícios descritos acima;

  • Evitar usar sabão, creme, ou pomadas nos mamilos.

COMO POSICIONAR O BEBÊ NO PEITO

  1. Antes de dar o peito, esvaziar a areóla, para amolecer o bico e aréola para que eles fiquem flexíveis e facilite a saída do leite.
  2. Deixar que a criança pegue o peito. Você, mãe, pode orientá-la colocando o bico na bochecha da criança para estimular a busca, mas nunca colocar o bico na boca dela.
  3. Para tornar a mama mais firme, se desejar, você pode pressioná-la contra a parede torácica, segurando-a com a mão oposta (mama direita-mão esquerda), colocando por baixo os quatro dedos juntos, incluindo o indicador, e o polegar por cima da aréola (pega em C ou pega palmar).
  4. Esperar que o bebê abra bem a boca e movê-la em direção à mama, de baixo para cima, para facilitar uma pega correta, especialmente se a mama for grande.
  5. Não há necessidade de afastar a mama do nariz do bebê, pois ele aprende a fazer isto.
  6. Fazer com que o bebê abocanhe a maior parte da areóla para sugar mais leite evitar rachaduras e feridas.

POSIÇÃO DA MÃE

Existem várias posições para dar de mamar :

  • DEITADA
  • Deitar-se de lado, apoiado a cabeça e as costas no travesseiro para ficar mais a vontade. Com o braço, apoiar o ombro do bebê e com a outra mão, aproximar o bico do seio da boca do bebê. Deixar que ele próprio pegue o peito. Você pode também dar de mamar recostada na cama.

  • SENTADA
  • Cruzar as pernas ou usar travesseiros sobre as coxas ou ainda colocar os pés sobre um banco ou uma lista telefônica, para que o bebê fique apoiado e não canse os seus braços com seu peso.

QUANDO DAR O PEITO

  • LOGO APÓS O PARTO: estimula a produção do leite.
  • Toda vez que a criança quiser, de dia ou de noite (livre demanda)e, tenha "paciência"!...
  • Em cada mamada oferecer um seio e depois, o outro se o bebê quiser, isto vai estimular a produção de leite.
  • Deixar o bebê sugar o peito o tempo que ele quiser.
  • Na mamada seguinte, dar o peito em que o bebê terminou a mamada anterior.

COMO TERMINAR A MAMADA

  • Deixe que bebê solte o peito sozinho, que é sinal que ele está satisfeito. Se a criança não soltar o peito espontaneamente, você, mãe, pode colocar a ponta do dedo mínimo no canto da boca dele, para romper o vácuo, para soltar o peito sem machucar.
  • Colocar a criança para arrotar, em posição de pé, com a cabeça apoiada no seu ombro, dê leves tapas nas costas da criança até ela arrotar.
  • A criança maior pode ser colocada no seu colo, com o corpo levemente inclinado para frente e apoiada no seu braço.
  • Quando terminar a mamada, não lave e nem limpe o seio, deixe o seu leite secar no bico. Isso vai ajudar a evitar rachadura, e não feche imediatamente o sutiã, deixe o seio "respirar'' por alguns minutos.
  • Ponha a criança deitada de lado ou de bruços, pois esta posição evita que ela venha a se sufocar caso vomite um pouco de leite.

IMPORTANTE SABER:

  • LAVAR AS MÃOS com água e sabão, antes de pegar o bebê.
  • Nos primeiros dias de vida o bebê perde peso.
  • Você pode sentir cólica e o sangramento vaginal pode aumentar durante a mamada, nos primeiros dias depois do parto. Não se assuste, isso é sinal que seu útero está voltando ao tamanho normal.
  • Você deve beber , no minímo, dois litros de líquidos (sucos, água, chá, leite,etc...) por dia.
  • "TODA MÃE É CAPAZ DE PRODUZIR LEITE".
  • "NÃO EXISTE LEITE FRACO".
  • Quanto mais a criança sugar, mais leite você terá.
  • Caso você sinta suas mamas:
    • cheias e dolorosas: isso é por causa da descida do leite, você deve dar de mamar para o bebê, caso não alivie, faça a expressão manual para retirar um pouco de leite.
    • inchadas e dolorosas: você pode usar diferentes posições para amamentar o bebê, para a retirada do leite das várias partes da mama. Pode ficar sentada ao invés de deitada; para mudar a posição da criança, pode colocá-la debaixo do braço. Mantenha a criança mamando no lado inchado. Faça massagem no local inchado em direção ao mamilo para ajudar a esvaziar aquela parte da mama. Use roupas largas. Caso isso não melhore num prazo de dois dias procure seu médico ou um posto de saúde, mas não pare de amamentar.
  • Caso você sinta seus mamilos :
    • dolorosos: pode ser porque a criança não está pegando direto o mamilo. Nas primeiras mamadas pode ter uma dor fraca. A criança deve abocanhar o bico e boa parte da aréola para ter uma boa pegada e não machucar o bico. Não usar creme, pomada ou outra medicação no bico. Evitar interroper a mamada. Se a dor continuar por mais de uma semana, verificar se o bico não está com pontos brancos e se a boca da criança não está com os mesmos pontos brancos. Procure um médico ou um posto de saúde para receber as orientações adequadas.
    • rachados: isso ocorreu porque o bebê está mamando em má posição. Evitar usar qualquer tipo de sabonete, creme, pomadas, pois pode piorar a dor. Deve corrigir a posição de bebê e continuar amamentado; deve tomar banho de sol, depois da mamada deixar o bico tomar ar, passar um pouco de leite no bico do seio. Pode usar um pedaço de casca de mamão papaya, pois ajuda na cicatrização, pois ele contém papaína - uma substância cicatrizante.

ALIMENTAÇÃO DA MÃE DURANTE A AMAMENTAÇÃO

A sua alimentação é muito importante durante a amamentação. Procure se alimentar muito bem.

Procure comer: frutas, verduras, legumes, leite, fibras em geral (pão integral, aveia, etc...), queijos (branco, de Minas, ricota);

    • Tomar bastante água, suco de frutas, de preferência, natural.

COMO FAZER A EXPRESSÃO MANUAL DE LEITE

A expressão manual do leite é o método mais útil e prático para esvaziar a mama, pois não precisa de intrumentos para a sua realização. Você mesma pode fazer, em qualquer hora e local.

O que você vai precisar para fazer a expressão manual:

    • 1 xícara, copo, caneca ou jarra de boca bem larga, muito limpo e fervido em água quente;
    • suas mãos.

Para a retirada do leite:

  1. Lave as mãos com cuidado com água e sabão.
  2. Coloque-se numa posição confortável e segure a xícara próxima à mama.
  3. Coloque o polegar na aréola acima do bico e o indicador, por baixo do bico, em posição de pinça.

  1. Pressione o polegar e o indicador contra a parede do tórax.
  2. Em seguida aproxime o polegar e o indicador, ao mesmo tempo em que os afasta da parede do tórax. É preciso apertar por trás do mamilo para pressionar os seios lactíferos abaixo da aréola.

  1. Pressione e solte, pressione e solte. Isto não deve doer, se doer a técnica está errada. No começo, é possível que o leite não desça, mas, depois de pressionar algumas vezes, o leite começa a pingar.
  2. Pressione a aréola da mesma forma também dos lados para que o leite seja retirado de todos os locais da mama.

  1. Não escorregue seus dedos sobre a pele. Não esprema apenas o bico. Pressionar ou puxar o bico não tira o leite. Acontece a mesma coisa quando a criança suga somente o bico.
  2. Retire o leite de uma mama pelo menos durante 3-5 minutos até que a descida do leite diminua; a seguir repita do outro lado. Repita nos dois lados novamente. Use a mão esquerda para a mama esquerda e a mão direita para mama direita.
  3. A retirada adequada do leite demora aproximadamente 20-30 minutos, principalmente nos primeiros dias em que a produção é pequena. É importante não tentar retirar leite em intervalos muito curtos.

Um comentário:

  1. OBSERVAÇÃO: EM RELAÇÃO AO LEITE JÁ EXISTEM RELATOS DO RN APRESENTAR ALGUNS SINTOMAS E DESCOBERTO POR SER A INGESTÃO DA MÃE DE LEITE E CONSEQUENTEMENTE PROVOCAR ALERGIA A PROTEINA DO LEITE NO BEBE. ENTÃO EU RECOMENDO MUITO SUCO DE FRUTAS AO NATURAL E "ÁGUA", MUITA "ÁGUA".

    ResponderExcluir