sexta-feira, 3 de abril de 2009

GRIPE

A gripe é uma infecção das vias aéreas causada pelo vírus influenza. A infecção por esse vírus acomete 10% da população nos períodos de outono e inverno. É uma doença do trato respiratório, transmitida através das secreções de nariz e garganta. Os sintomas caracterizam-se por febre súbita, dor de cabeça, mal-estar, dores musculares e tosse seca.

Apesar de comprometer em maior quantidade as crianças, em aproximadamente 30%, os idosos são os que têm mais complicações, com grande número de internações hospitalares.

É importante esclarecer que as manifestações clinicas envolvendo o trato respiratório, muitas vezes, são causadas por numerosos tipos de vírus, como o rinovirus (resfriado comum) e o vírus sincicial respiratório. Esses casos também são freqüentes durante o período de inverno e não são prevenidos pela vacina da gripe, uma vez que a mesma é específica para o vírus influenza.

Cerca de 10 a 15 dias após a vacinação, inicia-se a proteção imunológica, cuja duração raramente excede a 12 meses. A eficácia da vacina contra a influenza para a prevenção da doença em adultos jovens é de cerca de 70%. Nas pessoas acima de 60 anos a eficácia cai para 40%. No entanto, os reais benefícios desta vacina estão na capacidade de prevenir a pneumonia viral primária ou bacteriana secundária, principalmente em pessoas com doenças cardiovasculares e pulmonares.

As contra-indicações e precauções mais importantes são as reações alérgicas a doses anteriores, ao ovo ou a qualquer componente da vacina. Não constituem contra-indicações à vacina e pacientes portadores de imunodeficiência ou tumores.

Dor, edema, "vermelhidão", febre, mal - estar ou dores no corpo podem ocorrer após a aplicação e durar de um a dois dias.


O mais importante na verdade é ter uma boa alimentação a base de legumes - verduras e legumes, boa hidratação, evitar ambientes fechados com grandes aglomerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário